Vigília de Oração / Cerco de Jericó pela eleição da RCC na Arquidiocese


21 e 22/09


Vigília de Oração / Cerco de Jericó pela eleição da RCC na Arquidiocese



Neste final de semana será realizada uma Vigília de Oração / Cerco de Jericó pela nova eleição de coordenação na RCC Arquidiocese de Florianópolis. São convidados todos os servos de grupo de oração da Arquidiocese. É indispensável a presença dos membros dos Conselhos Comarcais, Coordenadores de Ministérios nas Comarcas e Equipes, e, principalmente, os Coordenadores Paroquiais e de Grupo de Oração. A vigília iniciará a meia-noite de sábado (21/09) até às 7h de domingo (22/09), na Capela Santa Terezinha, Av. Hercílio Luz, sn., Tijucas-SC. Dúvidas e/ou maiores informações entre em contato com o escritório arquidiocesano pelo telefone (48) 3263-6347 ou e-mail rccfloripa.diocese@gmail.com .

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Silenciar-se é tão terapêutico como o expressar-se


No silêncio da alma encontra-se a presença de Deus
O silêncio das tardes parece ter se perdido no passado. As manhãs perderam o seu mistério no descortinar de um novo dia. O barulho ocupou todos os espaços que eram reservados ao silêncio. Em meio a um mundo agitado o silêncio foi, aos poucos, sendo esquecido.

Em pleno século XXI, o homem e a mulher contemporâneos redescobrem o valor do silêncio na confusa agitação da vida cotidiana. O que havia se perdido começa a ser redescoberto como fonte terapêutica. É grande o número de pessoas que procuram retiros e dias de pleno silêncio, nos quais podem estar desligadas das “redes sociais” e também da agitação da vida moderna.

Silenciar-se é tão terapêutico como o expressar-se. Desde a Antiguidade, principalmente entre os monges do deserto, conhecidos também como "Terapeutas do Deserto", o silêncio era uma riqueza terapêutica. Através dele homens e mulheres encontravam-se com Deus e consigo. Hoje o ser humano tem sede de silêncio e de paz. A agitação da vida moderna roubou este tesouro que pertence à alma.

Para os monges do deserto o silêncio era um remédio para a agitação que afligia o ser humano, pois nele [silêncio] a pessoa entra em contato com aquilo que ela possui de mais sagrado, ou seja, a sua própria alma. E nos recônditos da alma se encontram as respostas que tanto se busca para o cotidiano da vida. No silêncio da alma encontra-se a presença de Deus.

Acho complicado quem busca Deus na agitação dos megashows e encontros. Barulho, som em nível altíssimo, gritos... Fico me perguntando: Como será a experiência de alguém que faz um encontro consigo e com Deus em meio à tanta agitação? É possível esse encontro? Qual o nível de experiência espiritual que a pessoa leva para a sua vida cotidiana?

Parece-me tão lógico que o silêncio das tardes, das flores, da chuva, das paisagens, nos mostrem tão claramente que Deus se encontra lá, escondido no mistério... Como ouvir um amigo no meio de um show? Mesmo que ele grite ao nosso ouvido, vamos compreender, ainda que com muito esforço, absolutamente quase nada do que ele tentou nos dizer. Como pensar na vida participando de um show, mesmo que este seja cristão? O máximo que conseguiremos é voltar para casa com os tímpanos afetados pelos estragos dos altos decibéis.

A arte do silêncio consiste em ouvir a voz de Deus, que nos espera numa tarde serena, na chuva que irriga a terra para despertar a vida adormecida pela longa seca, nas flores que cumprem o seu papel de falar da beleza da vida, nas paisagens que revelam o mistério que não precisa de palavras...

Se no silêncio que cala toda agitação encontramos Deus, então também nos encontraremos com aquilo que sempre buscamos: nós mesmos. Onde tudo se cala o mistério da vida nos aponta a beleza do que não pode ser expresso verbalmente.

Padre Flávio Sobreiro
Fonte: Canção Nova

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Faltam poucos dias para o início da Mobilização Nacional de Oração


Para melhor viver a moção de reconstrução da identidade e espiritualidade da Renovação Carismática Católica, a partir do dia 1º de janeiro de 2012, os carismáticos do Brasil inteiro estarão ligados pela oração, 24h por dia, todos os dias do mês, até o final do ano. Essa é a proposta da Mobilização Nacional de Oração, cada estado será responsável por mobilizar os membros do Movimento em um dia do mês para que a intercessão aconteça de forma interrupta.

Todos os carismáticos estão convidados a participar dessa mobilização. A ideia é que cada estado consiga unir o maior número pessoas em oração.

O subsídio completo você pode baixar aqui, ele auxiliará na preparação do seu coração para a oração e também vai lhe explicar de uma maneira mais clara e detalhada o projeto.

Saiba mais:
Prepare-se para a Mobilização Nacional de Oração
Um país mobilizado pela oração!

Fonte: RCC Brasil

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal!

Atenção você que foi no Jesus na Ilha!


Os dias foram de alegria e festa por anunciar o amor de Deus a veranistas, moradores e turistas do Norte da Ilha de Florianópolis. Agora, contamos com você, sentinela, sobre qualquer informação que possa ajudar a localizar duas mochilas que desapareceram de dois missionários.

Uma das mochilas é preta com detalhes em laranja e é de um jovem da comarca de Brusque. A outra é uma mochila azul, mais clara na frente, de uma jovem da comarca de Itajaí.

Qualquer informação, procure o seu coordenador comarcal do Ministério Jovem, envie um e-mail para comunicacaorccfloripa@gmail.com, ou deixe um comentário neste blog.

Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

Como celebrar o Natal?


Celebremos o Natal percebendo-o como um tempo de aprofundar, contemplar e assimilar o Mistério da Encarnação do Filho de Deus.

No dia 25 de dezembro celebramos a Festa do Natal, que nos recorda o nascimento de Jesus. Os dias que antecedem o 25 de dezembro são dias marcados por manifestações diversas e, através dos cartões, telefonemas, e-mail ou visitas, as pessoas expressam seus votos de Feliz Natal!

Nesses dias, de um lado, somos bombardeados pelas propagandas veiculadas na mídia (Rádio e TV), incitando a população a ir às compras, conseguindo assim criar um espírito consumista, lembrando que para muitos essa é uma época do ano oportuna para negócios.

O aspecto meramente comercial e econômico prevalece nas lojas de shopping nas grandes cidades e em todas as vitrines, com as mais variadas ofertas e possibilidades de compras.

E assim algumas pessoas vão celebrando os seus natais, enfatizando os aspectos exteriores e comerciais da festa, aproveitando da data para a exacerbação das vaidades e do esbanjamento.

Porém, há uma outra maneira de se celebrar o Natal, cuja preocupação é a de resgatar seu verdadeiro sentido. Aqui a Igreja exerce papel preponderante, passando pêlos meandros da liturgia.

E inegável que nós cristãos também acabamos entrando um pouco no esquema proposto pela sociedade consumista. O Natal no Brasil pouco difere de outros países: reúne-se a família, trocam-se presentes junto à árvore de natal, arma-se o presépio, acontece o amigo secreto, sentamo-nos ao redor da mesa para a ceia após a missa da noite do dia 24 de dezembro.

Mas, no Brasil, por conta de tanta miséria, muitos brasileiros não sabem o que é natal, enquanto troca de presentes, comida e bebida.

Faz a diferença quem celebra o Natal colocando o espírito cristão, não se deixando enganar, mas celebrando verdadeiramente o Natal com a certeza de que no coração do Natal está Jesus. Celebremos o Natal, recordando o nascimento de Jesus, e "Jesus não é uma tradição anual, não é um mito, não é uma fábula. Jesus é parte verdadeira da nossa história humana.

O sentido teológico da vinda de Cristo não destrói por si só a moldura festiva e a poesia do natal, mas a redimensiona e a coloca em seu justo contexto:Jesus que nasce é a Palavra de Deus que se faz carne"(cf. Missal Dominical, pág. 80).

Celebremos o Natal percebendo-o como um tempo de aprofundar, contemplar e assimilar o Mistério da Encarnação do Filho de Deus; como tempo de reconciliação, quando devemos afastar de nós o ódio, o rancor, o ressentimento e a inveja; tempo de recuperar os princípios da vida cristã, refletindo o verdadeiro significado do natal, sempre muito evocado, porém pouco meditado; tempo de compreender que Deus armou sua tenda entre nós; o céu desceu à terra. Por amor do Pai fomos contemplados com o maior presente: Jesus na gruta de Belém.

Natal é tempo de chegar até os irmãos e irmãs, amigos e amigas, para simplesmente dizer-lhes, tendo Cristo no coração: Feliz Natal!

Pe. Ademir Gonçalves, C.Ss.R.
Fonte: Revista de Aparecida

Comarca de Itajaí realiza missa de envio

Deodato de Camargo e Rodrigo Talevi
Atual e novo coordenador comarcal de Itajai
A última sexta feira (16/12) foi marcada com grande alegria na Comarca de Itajaí. Com toda a comarca reunida, a Santa Missa de encerramento de ano e ação de graças por tudo oque foi alcançado durante o tempo que passou. Presidida pelo Padre José Henrique Gazaniga, pároco da paróquia São João Batista – Itajaí, foi celebrada com muita alegria e entusiasmo por todos os presentes. Durante a homília, Pe. Henrique falava aos presentes que devem ser luz, em especial os que o Senhor colocou a frente durante estes próximos dois anos.

Ao final da celebração, o novo conselho comarcal e os novos coordenadores de grupo de oração presentes receberam o envio da igreja, para continuar a missão de nosso Senhor na comarca de Itajaí. Por fim todos puderam desfrutar de um grande momento de confraternização e partilha entre todos os que estavam presentes.

Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Comarca de Itajaí

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A espera do Jesus no Litoral


Mais um ano de muita espera e expectativa e, enfim, chegou a hora. A terceira edição do projeto missionário Jesus no Litoral (JNL), contará com a participação de mais de 350 jovens de todo o Estado. O encontro das dez dioceses acontecerá em Balneário Arroio do Silva, nos dias 29, 30 e 31 de dezembro de 2011 e 1º de janeiro de 2012.

De acordo com Maikel Ronqui, atual coordenador do Ministério Jovem (MJ) de Santa Catarina, o projeto pede mais participantes a cada edição. “A cada projeto de missão vemos a juventude de nosso Estado sentir o ardor missionário e esse ardor contagia os que ainda não tiveram essa experiência e os faz buscar formação, o que tem contribuído e muito na maturidade dos nossos jovens”, destacou.

O JNL nasceu no Paraná. Em Santa Catarina, o projeto iniciou em 2009, onde 100 jovens participaram. Em 2010, foram 250 e, agora, serão mais de 350 missionários, 35 de cada diocese. Dentre as dioceses, está a de Chapecó, que, apesar da distância de mais de 600 quilômetros do local do evento, já organiza tudo para não perder a oportunidade de participar. “Já estamos organizando tudo: inscrições, documentação e transporte para nossos jovens participarem desta obra de Deus que é o Jesus no Litoral”, comentou a coordenadora diocesana da RCC Chapecó, Marta Frizon.

A programação do JNL envolverá celebrações da Santa Missa, visitas às casas e abordagens nas praias, além de uma Missa que será realizada na praia na virada do ano. Para obter mais informações sobre o JNL 2011/2012, fique ligado no blog do MJ e nas informações passadas pelo seu coordenador diocesano do MJ.
 
 
Fonte: Blog do Ministério Jovem de Santa Catarina

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Jesus na Ilha: Foi bom? Então conte para todo o mundo!

Que o Jesus na Ilha foi uma experiência maravilhosa para os 200 missionários do projeto ninguém duvida. Comentários nas redes sociais, fotos, vídeos e o sorriso e empolgação encontradas em cada rosto dos jovens provam isso. Mas que tal contar o que você sentiu para todo mundo (meeeesmo)?

Abrimos esse espaço aqui no blog da RCC da Arquidiocese de Florianópolis para você, amado sentinela, que queira deixar o seu testemunho, partilhar alguma experiência ou simplesmente falar o que sentiu sobre o Jesus na Ilha.

Para isso, basta comentar neste post! Ate a próxima segunda-feira, dia 26, você não precisará fazer login ou se cadastrar em nenhum lugar para isso. Porém os comentários continuarão a ser moderados para evitar spam e lixo eletrônico.

Você também pode enviar um e-mail para o Ministério de Comunicação: comunicacao@rccarquifloripa.com ou comunicacaorccfloripa@gmail.com.

Espalhe essa notícia!


Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

Jovens missionários criam Jesus no Facebook

A alegria e felicidade por anunciar o amor de Deus pelas areias da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe nesse fim de semana é impossível de ficar só no coração dos missionários. Por isso, um desafio foi proposto ainda no Jesus na Ilha: repassar as informações sobre o projeto e anunciar o amor de Deus também na maior rede social do mundo, no Facebook.

Ontem a noite, uma "onda amarela" foi percebida no Facebook. Assim que os missionários chegaram em casa, correram para a frente do computador para realizar mais essa missão em que foram convidados. Fotos, vídeos, testemunhos... tudo compartilhado, "curtido" e devidamente comentado na rede.

Até um evento foi criado para que o projeto ganhe impulso. A página do Jesus na Ilha também está bombando e promete reunir todos os missionários que desejam se relacionar e compartilhar experiências.

Que tal acompanhar essa "onda amarela" dos jovens sentinelas? Então acompanhe o perfil da RCC da Arquidiocese de Florianópolis.


Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

domingo, 18 de dezembro de 2011

Jesus na Ilha: Alegria de ser missionário

O último dia do Jesus na Ilha foi marcado pela alegria e o entusiasmo dos jovens nos momentos de oração e partilha. Na primeira pregação, André de Oliveira, atual coordenador do Ministério Jovem da Arquidiocese de Florianópolis, levava os missionários a serem loucos por Jesus, se apaixonarem todos os dias por Jesus, através da Parresia. Este dom do Espírito Santo que impulsiona a juventude sair em missão e serem corajosos em anunciar o amor de Cristo.

Um momento de clamor  foi conduzido, para que o Espírito de Deus pudesse tomar conta da vida de todos os missionários e encher os seus corações com o desejo de servir e seguir a Jesus Cristo.

Para terminar a manhã de Domingo, foram apresentados os novos coordenadores do Ministério Jovem do Estado, Samir Andrade e do Ministério Jovem da Arquidiocese de Florianópolis, Rodrigo Laufer. Ambos foram acolhidos com um grande abraço e uma grande alegria por todos os jovens.



Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

Missionários participam de missa da comunidade

Jesus na Ilha: No ar, fotos do luau de sábado a noite




Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

Jesus na Ilha: Missão na praia de Canasvieiras

Após todo o preparo, chega a hora de sair em missão. A praia de Canasvieiras ficou pequena para a empolgação dos jovens missionários, que ao chegarem à praia, foram divididos em grandes equipes para que a evangelização fosse eficaz e atingissem a todos. Ousados e obedientes os jovens anunciaram o Kerigma, cantaram, dançaram e testemunharam o amor que Cristo tem por cada um, a alegria era perceptível no brilho do olhar dos jovens.

Muitos dos que estavam na praia se emocionavam quando eram convidados para uma breve oração, ou apenas pela disposição dos jovens de saírem de suas igrejas, de suas comunidades para evangelizar. Mesmo com o cansaço começando a bater, os jovens encontravam no Senhor, energia para continuar essa missão, que só terminou no fim da noite com um Lual todo especial, no qual as pessoas evangelizadas foram convidadas a participar com os missionários.








Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

sábado, 17 de dezembro de 2011

Jesus na Ilha: Bispo envia jovens para a missão

Era início da tarde e os jovens estavam reunidos novamente com suas duplas para treinar os passos do querigma e a abordagem que iriam desempenhar nas areias da praia com moradores, veranistas e visitantes de Canasvieiras. Um homem foi se aproximando do Salão da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e a euforia foi geral: era Dom Wilson, arcebispo metropolitano de Florianópolis que acabara de chegar.

As palmas duraram muito, explicitando a alegria dos jovens carismáticos em receber seu pastor. Dom Wilson, sempre com sorriso no rosto, retribuia o carinho com acenos e com o olhar de um pai que se orgulha de seus filhos. Foi a primeira visita de Dom Wilson a um evento da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese.

Com bom humor, Dom Wilson brincou com os jovens e até pediu músicas ao ministério. Prontamente, a canção escolhida foi "Aonde mandar eu irei", cantada com emoção pelos missionários. Depois, dirigiu algumas palavras aos jovens e que foram transmitidas pela internet em tempo real, numa transmissão ao vivo. Em seguida, deu a bênção e enviou os jovens à sairem em missão em nome da Igreja Católica durante o projeto.

Para retribuir a disponibilidade e o carinho de Dom Wilson, os cerca de 200 missionários o abraçaram. Em seguida todos foram ao pátio da igreja para tirar a "foto oficial" com o arcebispo.

Todos os detalhes da passagem de Dom Wilson pelo Jesus na Ilha estão disponíveis clicando aqui.





Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

Jesus na Ilha: Comarcas conduzem momentos de oração

Todo evento da Renovação Carismática Católica é marcado por intensos momentos de oração. Para fazer esses momentos serem ainda mais especiais, a coordenação do Jesus na Ilha optou por dividir a condução das orações entre as comarcas, sempre conduzido por jovens missionários de cada uma delas.

O primeiro momento aconteceu na noite de sexta-feira e ficou sob responsabilidade do Ministério Jovem (MJ) da Ilha, que convidou o membro do conselho arquidiocesano Luís Carlos Coelho. Na manhã deste sábado, o atual responsável pela representação do MJ no Setor Juventude arquidiocesano e novo coordenador do Ministério na Arquidiocese, Rodrigo Laufer, foi quem conduziu o momento. Para o início da tarde, a Comarca de Brusque levou os jovens a levantarem um grito de louvor e a se colocarem a serviço na missão.

Amanhã, domingo e último dia do projeto, as comarcas de Tijucas, São José e Estreito devem conduzir os momentos de oração.

Confira as fotos do início desta tarde de sábado:




Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

Assista o envio dos missionários pelo arcebispo Dom Wilson



Watch live video from Grupo de Oração Filhos de Maria on pt-br.justin.tv

Pároco dá boas vindas aos jovens do Jesus na Ilha

O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Pe. Anésio Dalcastagner, SCJ, deu boas vindas aos jovens do projeto Jesus na Ilha na manhã deste sábado. Confira as fotos




Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

Jesus na Ilha: prontos para ação


A manhã de sábado começou com o ardor missionário queimando os corações dos jovens presentes. No primeiro momento do dia, Rodrigo Laufer da comarca de Itajaí, conduziu um momento de oração que convidava todos a tomarem seus postos de Sentinelas da Manhã e levava-os a crer o quão importantes são para a missão da Igreja.

Samir Andrade, coordenador do núcleo de missão do Ministério Jovem da Arquidiocese de Florianópolis, deu início a etapa de formações falando sobre o Kerigma, o anúncio, o assunto a ser falado na missão. Deixou claro que não existe fórmula e que o anúncio tem que ser espontâneo, exemplificou com uma dinâmica que consistia em colocar sete alimentos na boca e tentar evangelizar, a conclusão é que quando se tem tudo na ponta da língua, ficamos preocupados com tudo que tem que ser falado e não com o que o evangelizado precisa escutar. Em sua segunda formação, Samir deu algumas dicas quanto à abordagem das pessoas. Lembrou que todos tem seu próprio jeito de ser e de falar e que é assim que Deus quer que as pessoas sejam abordadas, porém sem esquecer dos pontos principais como a apresentação, agradecimento  pela atenção e o próprio anúncio.

O encontro contou também com a presença do Pe. Anésio Dalcastagner, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe que acolheu o evento.

No final da manhã, os jovens missionários puderam por em prática tudo o que escutaram. Cada um com seu parceiro de evangelização puderam ter uma prévia do que acontecerá logo mais a tarde.





Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

Estão disponíveis as fotos do Encontro de Formação para Coordenadores 2011

Já estão disponíveis as fotos do Encontro de Formação para Coordenadores, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, no bairro Kobrasol, em São José. Confira:




Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

Começa o Jesus na Ilha

Mais de 200 jovens da Arquidiocese de Florianópolis farão parte do projeto missionário da Renovação Carismática Católica: Jesus na Ilha. Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, os jovens participantes de Grupos de Oração da RCC estarão na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, para anunciar o amor de Deus aos moradores, veranistas e visitantes da famosa praia do Norte da Ilha de Santa Catarina.

O primeiro dia da missão deixou um gostinho de quero mais nos missionários. Depois de muita animação, todos tiveram um momento de oração e reflexão a partir do primeiro capítulo do livro "Sentinelas da Manhã", lançado pela RCC Brasil com as moções do Ministério Jovem neste novo tempo para a juventude brasileira. Para conduzir este momento, foi convidado o atual coordenador da RCC na Comarca do Estreito (e coordenador eleito para 2011/2012 na Comarca de Biguaçu), Luís Carlos Coelho.

Amanhã, sábado e segundo dia do projeto, os missionários passarão por momentos de oração e de formação antes de serem enviados pela Santa Igreja para anunciar a Boa Nova pelas ruas e areias do Balneário. O envio será especial, feito através das mãos do bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ.

Aqueles que chegaram para a missão na sexta-feira foram divididos em dois grupos no alojamento. Os menores de 18 anos foram acolhidos nas casas de famílias da comunidade, enquanto os mais velhos foram hospedados em duas pousadas próximas a Igreja Matriz da Paróquia.

Clique aqui para ver mais fotos do primeiro dia do Jesus na Ilha.


Confira a programação do dia

07h00 Saída das hospedagens para o local do encontro

07h30 Oração pelos alimentos e café da manhã
08h30 Animação + Batismo no Espírito Santo
09h00 Oração
09h30 Formação
10h30 Avisos e Coffee-break
11h00 Animação + breve oração
11h20 Formação
13h00 Oração pelos alimentos e almoço

14h00 Animação
14h20 Oração
14h50 Ensaio para a missão (treino prático)
15h20 Envio com o Bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson
15h50 Organização das equipes e saída para a missão
16h00 Missão na Praia
17h30 Voltar para o local “base” da missão
17h45 Intervalo para partilha
18h00 Oração pelos alimentos e café da tarde
18h30 Retornar às hospedagens para banho

20h00 Louvor Jovem (Grupo de Oração com os evangelizados que foram convidados na praia)
22h30 Encerramento e saída para as hospedagens



Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ENF terá novamente atividade missionária


Durante o Encontro Nacional de Formação de 2011, foi desenvolvida uma atividade missionária nos municípios vizinhos de Lorena/SP. Devido ao resultado frutuoso desta experiência, a coordenação diocesana da RCC pediu que a atividade se repetisse em 2012. O intuito de continuar formando missionários e de fomentar cada vez mais a realização desse tipo de evangelização, são os principais motivos de incluir a ação missionária dentro da programação do ENF mais uma vez.


A missão será realizada durante uma tarde do evento, quando grupos de 40 a 50 participantes do evento, coordenados pelos missionários da Casa de Missão de Pelotas/RS, sairão pelas ruas e bairros anunciando o Amor de Deus. Junto com o anúncio do querigma, as pessoas visitadas receberão o convite para participarem de um Grupo de Oração na comunidade mais próxima de sua residência. Com isso, a graça do ENF não ficará restrita às dependências da Unisal, mas chegará também aos bairros e cidades da região.

A realização dessas iniciativas missionárias dentro do ENF também podem ser entendidas como uma busca da RCC de estar mais próxima das comunidades vizinhas às instalações da futura Sede Nacional da RCCBRASIL, que está sendo construída em Canas/SP. Com as visitas, será possível conhecer mais e melhor a realidade de cada localidade e proporcionar aos moradores locais que entendam mais sobre a atuação e a espiritualidade da Renovação Carismática.


Fonte: RCC Brasil

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Juventude em missão com o Jesus na Ilha 2011

Se aproxima a 2° edição do JNI – Jesus na Ilha, da Arquidiocese de Florianópolis! O evento que acontecerá neste próximo final de semana, de 16 a 18 de dezembro, é uma prévia do Jesus no Litoral, realizado atualmente nos estados da região sul, além do Maranhão e de São Paulo, e está em fase de expansão para o Ceará, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso e Tocantins.


O JNI conta com grandes momentos de oração e louvor, mas principalmente formação missionária, que é colocada em prática. Durante o fim de semana, os jovens participantes estarão em missão no Balneário de Canasvieiras, em Florianópolis, para levar o amor de Deus aos moradores da cidade e aos turistas visitantes do Norte da Ilha durante o final de semana.

Juliano N. Dequigiovanni, responsável pela intercessão do evento, conta que desde o início da semana todas as equipes comarcais do Ministério Jovem da Arquidiocese estão se mobilizando, rezando diariamente o Cerco de Jericó, afim de que a graça de Deus seja derramada poderosamente em cada missionário e também em todo o evento. "Creio que é um grande impulso para a juventude carismática sair da acomodação e cumprir com aquilo que é mandato de Deus para o nosso movimento nesse ano: lançar as redes e dar acesso para o Espírito Santo atingir na vida e no coração de todas as pessoas que forem evangelizadas", afirma o jovem intercessor.

Confira abaixo um dos frutos do Jesus na Ilha 2010: o ardor missionário e o grande amor de Deus que é gerado no coração de cada missionário participante.





Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa.

Aparição esta que até os dias atuais intriga os cientistas do mundo inteiro, já que não existem provas para explicar a durabilidade da pintura de Nossa Senhora de Guadalupe na ‘tilma’ (manto) de Juan Diego, que em mais de quatro séculos e meio não demonstra sinais de corrupção.

Talvez o que mais mexe com os cientistas são os olhos de Nossa Senhora de Guadalupe: devemos primeiro ter em vista que estes são muito pequenos, e suas pupilas, naturalmente ainda menores. Nessa superfície de apenas oito milímetros de diâmetro aparecem nada menos de 13 figuras!

O reflexo visto de perto

Os olhos da Virgem refletem as pessoas diante dela, os olhos de uma das figuras refletidas, a do bispo Zumárraga, refletem por sua vez a figura do índio Juan Diego abrindo sua tilma e mostrando a imagem da Virgem. Qual o tamanho desta imagem? Um quarto de mícron, ou seja, um milímetro dividido em quatro milhões de vezes. Quem poderia pintar uma figura de tamanho tão microscópico?

Além de Padroeira do México, Nossa Senhora de Guadalupe, foi coroada pelo Papa Pio XII, em 1945, Padroeira de toda a América.
 Em Florianópolis, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe homenageia a Virgem Santíssima devido à grande devoção dos irmãos latinos que a veneram e que são os mais assíduos freqüentadores do Balneário de Canasvieiras, onde está localizada a paróquia.


Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Comunidade Divino Oleiro realiza Maranatha neste fim de semana

Aproxima-se o Natal...

Fim de ano, tempo de louvar e agradecer a Deus por todos os feitos realizados por Ele em nossas vidas. Também é uma oportunidade de unir este louvor as nossas preces, suplicar graças e favores de Deus para o novo ano que se aproxima. Você que deseja viver esta experiência participe do MARANATHÁ - VEM SENHOR JESUS, no dia 11 de dezembro, 8h, um evento da Comunidade Divino Oleiro, que irá marcar a vida do povo de Deus em nosso estado.

Presença do cantor Tony Alisson!



Um dia inteiro de comunhão, louvor, pregação e adoração voltados para toda a família com a presença do missionário e cantor Católico Tony Alisson e Comunidade Divino Oleiro.
DIVULGUE E ORGANIZE SUA CARAVANA

Informações:
Florianópolis: (48) 3201-1110
Balneário Camboriú: (47) 3367-0386
Governador Celso Ramos: (48) 3296 1511


Fonte: Assessoria de Comunicação da Comunidade Divino Oleiro

Um país mobilizado pela oração!

“Orai então para que o Senhor olhe para o seu povo” (Jd 8,32).
Em 2012, seremos convidados a estar em estado permanente de oração, pela reconstrução das nossas muralhas, uma obra espiritual pela qual a Renovação Carismática Católica do Brasil passa. Será a Mobilização Nacional de Oração!

Cada estado será responsável por pelo menos um dia no mês. Neste período, deverá manter o maior número possível de servos (intercessores ou não) orando em todas as dioceses do Estado, revezando-se de hora em hora. Os núcleos das coordenações estaduais e diocesanas, bem como dos Ministérios, devem prioritariamente participar desta mobilização.

Prepare o seu coração e a sua oração baixe o subsídio completo e entenda melhor o projeto!

Confira a motivação redigida pelo coordenador nacional do Ministério de Intercessão, Luiz César Martins:


A RCC do Brasil está vivenciando um tempo de reconstrução onde todos os seus membros são chamados a olhar para dentro de si mesmos a fim de identificar brechas que precisam ser reparadas pelo Senhor. Ele mesmo está nos concedendo este tempo de reparação onde cada um de nós precisa dar uma resposta bem concreta no sentido de iniciar um projeto de vida que nos levará a uma conversão sincera e progressiva.

Sabemos, no entanto, que o nosso combate espiritual sempre provoca uma reação do inimigo e, por isso, precisamos estar alertas e em posição de batalha. Não podemos de forma nenhuma dar qualquer chance ao maligno e, portanto, é imprescindível a nossa mobilização no sentido de oferecer resistência àquele que investe contra os filhos de Deus.

Quando meditamos o livro de Neemias, podemos ver que, quando souberam que o povo estava determinado em prosseguir na obra da reconstrução e percebendo os progressos já alcançados, os inimigos uniram-se com a intenção de impedir a reconstrução. Logo que Neemias soube da intenção dos inimigos, imediatamente convocou todo o povo para resistir aos ataques e motivou-os para se unirem em oração.

Por isso, a exemplo de Neemias, queremos também convocar todos os carismáticos do Brasil para uma grande Mobilização Nacional de Oração onde cada um dos membros da RCC do Brasil está convidado a iniciar este combate que deve acontecer essencialmente com a oração.

Vamos iniciar a partir do dia primeiro de janeiro de 2012 onde a RCC em cada Estado deverá responsabilizar-se por, pelo menos um dia no mês, manter o maior número possível de servos (intercessores ou não) orando em todas as dioceses do Estado, revezando de hora em hora.

Acreditamos no poder da oração, por isso já glorificamos o Senhor pelos resultados que esta mobilização produzirá em nosso movimento e em nossa vida pessoal.

Louvado seja o Senhor!

Luiz César Martins
Ministério de Intercessão RCCBRASIL

Fonte: RCC Brasil