Vigília de Oração / Cerco de Jericó pela eleição da RCC na Arquidiocese


21 e 22/09


Vigília de Oração / Cerco de Jericó pela eleição da RCC na Arquidiocese



Neste final de semana será realizada uma Vigília de Oração / Cerco de Jericó pela nova eleição de coordenação na RCC Arquidiocese de Florianópolis. São convidados todos os servos de grupo de oração da Arquidiocese. É indispensável a presença dos membros dos Conselhos Comarcais, Coordenadores de Ministérios nas Comarcas e Equipes, e, principalmente, os Coordenadores Paroquiais e de Grupo de Oração. A vigília iniciará a meia-noite de sábado (21/09) até às 7h de domingo (22/09), na Capela Santa Terezinha, Av. Hercílio Luz, sn., Tijucas-SC. Dúvidas e/ou maiores informações entre em contato com o escritório arquidiocesano pelo telefone (48) 3263-6347 ou e-mail rccfloripa.diocese@gmail.com .

domingo, 16 de setembro de 2012

3ª Pregação: Eucaristia - Pe. Vânio - Kairós 2012


A pregação da tarde falou sobre Eucaristia. Como palestrante, os jovens puderam contar com a presença do Pe. Vânio da Pastoral Vocacional.  O mesmo, iniciou sua pregação com um grande momento de clamor e oração. Pedindo sobre os jovens um grande derramamento do Espírito Santo.

Pe. Vânio falou que muitas vezes somos surdos e mudos. Porque temos dificuldade em aceitar aquilo que não queremos ouvir. Aprendemos que devemos ouvir a voz de Deus, mas acabamos muitas vezes, teimando em apenas ouvir e absorver aquilo que afaga o nosso ego.

Ninguém está no mundo ao acaso e por acaso. Somos obras das mãos de Deus. Temos uma história única e irreptível. A nossa vida é obra prima e única. Pois foi Deus quem nos trouxe à vida. Ele tem um plano para cada um de nós, que infelizmente pela nossa "surdez espiritual" não entendemos algumas coisas que nos acontecem.

Mas quando abrirmos de fato os nossos ouvidos e sermos dóceis à Palavra, entenderemos o real sentido de nossa passagem aqui na Terra.

Muitos de nós somos chamados a evangelizar, constituir família, a vida de comunidade ou até mesmo ao sacerdócio. Diga o seu SIM. Não há nada melhor do que se render a vontade do Senhor.

Jesus quer nos curar dessa "surdez", porque nos ama infinitamente. Quer nos retirar do meio da multidão e nos levar pra perto d´Ele. O Pai não quer somente nos tirar do meio da multidão, quer caminhar ao nosso lado. Tenhamos o coração aberto e acessível as obras de Deus.

O pregador veio nos falar também sobre o ponto alto da nossa fé, que é a missa. Ressaltando um dos pontos mais importantes, que é a proclamação da Palavra. Esta que tem o poder de nos tocar e transformar profundamente. A Palavra que vem para penetrar o nosso ser, e nos fazer diferentes e melhores. Seguido pelo grande momento da Eucaristia, em que Jesus se faz presente dentro de nós.

Lembrando que cada parte da Santa Missa só é de fato eficaz, quando nos permitimos ter um encontro pessoal com Jesus. Isto vai além de qualquer rito e costume.

Pe. Vânio também fez menção à Madre Teresa, que falou aos padres que cada missa celebrada, deve ser realizada como se fosse a primeira, como se fosse a última e como se fosse a única. Ou seja, colocar a própria vida nesta mística maravilhosa. Que cada um de nós, possa dar o real valor a este momento que deve fazer parte do nosso ser.

Encerrando sua pregação, o Pe. conduziu uma belíssima oração pedindo pelo nosso ouvir, falar e pelo nosso coração para que possamos reavivar a cada dia o amor por Jesus e pela Eucaristia.

2ª Pregação: Santidade - Edilson - Kairós 2012


Nessa segunda pregação, foi enfatizada a vontade de Deus para nós: a santificação.  E que o processo comece hoje! Sair do comodismo. Precisamos começar a caminhar, agir. Precisamos estar atentos, dar o primeiro passo. Edilson citou o exemplo de pessoas que o procuraram para explanar a felicidade que sentiram ao serem  transformadas por Jesus. Mas, que infelizmente, logo após esse “encontro” com Deus acabou voltando ao marco zero.

Muitas vezes no nosso caminho buscando a santidade, passamos por provações e imprevistos que acabam nos fazendo retroceder. Por que mesmo quando decidimos caminhar com Deus, acabamos caindo?

Porque o caminho de Deus nos exige  garra e comprometimento. Não podemos desanimar.

Coragem, eu venci o mundo! Foi isso que Jesus nos disse, e é nesta mesma frase que temos que nos inspirar para enfrentar as lutas aqui na terra.

Você precisa acreditar, mesmo na fraqueza e na tribulação. Porque é nesse momento que começamos o caminho da vitória e da santificação.  No caminho da santidade, podemos até cair, mas, desanimar... Jamais!

Busque a mudança, na sua vida, no seu coração. E você verá as promessas de Deus se cumprindo na sua vida.

1ª Pregação: Castidade - Edilson - Kairós 2012

A primeira pregação foi feita pelo jovem Edilson, missionário da Comunidade Javé Chamma de São Paulo. Que começou profetizando uma chuva de bênçãos sobre a Arquidiocese. Logo, os jovens foram tomados pelo entusiasmo e por toda a unção que tomava conta do local. Em seguida, Edilson conduziu um forte momento de oração, onde todos puderam de fato sentir o que ainda estaria por vir.


O assunto abordado nesta pregação, é motivo ás vezes de conflito entre os jovens. A castidade. Pois, nos dias atuais a sociedade coloca este assunto como "ridículo". A relação sexual foi banalizada e desvalorizada. Perdendo assim, o seu real sentido. Muitas vezes, as pessoas acham que a Igreja Católica é contra a relação sexual. O que não é verdade. Mas, o que na verdade a nossa Santa Igreja coloca, é que vivamos este momento com responsabilidade, santidade e discernimento. Nós somos templos do espírito santo, e como tais, devemos cuidar daquilo que Deus nos deu. Fazendo as coisas no momento de Deus, e não quando nós achamos que é oportuno. Sendo que este momento de intimidade, é um momento santo, que deve ser vivido com a pessoa que Deus escolheu para viver ao nosso lado, até que a morte os separe.

Hoje, o jovem tem que enfrentar uma luta ferrenha contra os seus próprios instintos e desejos. Porque estamos no mundo, mas não somos do mundo. Andar na contramão daquilo que a sociedade lhes impõe. Para assim, realizar a vontade de Deus. Assim sendo, uma sexualidade mal vivida, pode acarretar sérios problemas e traumas.




A castidade não é olhar a relação como uma coisa ruim. Mas sim, pensar no assunto de uma maneira pura. De maneira correta. A pessoa que está ao seu lado, não é um objeto. É plano de Deus, como você. O seu companheiro/a deve ser "janela do céu". Canal da graça e santidade.

Por isso a necessidade de estar sempre oração, pedindo a bênção e orientação de Deus. Quando Deus nos criou, não foi para sermos "sucateados", mas para sermos amados e valorizados.  Então, temos que zelar por nós e pelo próximo.

Sabemos que não é fácil viver uma vida de castidade. Embora, o mundo diga que não é viável. Deus diz que é possível.

Para firmar tudo isso, o pregador usou a passagem de 2 Timóteo 2, 20-26.

Que diz que somos vasos de ouro, embora muitas vezes nos comportemos de maneira contrária. E nos deixamos levar pelas facilidade e prazeres do mundo.  O que você está deixando entrar neste vaso? Você tem cuidado daquilo que vê e ouve? Deixe que Jesus preencha esse vaso com aquilo que é puro e santo. A castidade é um estilo de vida que nos conduzirá a santidade. Que nos fará sermos aquilo que Deus quer, que sejamos um vaso de ouro.


A castidade nos proporciona a condição de nos controlarmos, de nos conhecermos. De nos amarmos, e assim podermos amar aquele/a que Deus colocar no nosso caminho.

Deus não nos prometeu um jardim de flores, porém nos dará a força para cultivá-lo e vê-lo florescer.
Já nos momentos finais da pregação, Edilson conduziu um lindo momento de oração pedindo a renovação de cada jovem. Que o Senhor lavasse cada um, dando-lhes uma vida nova. Onde neste caminho, Deus será o norte.

Força jovem, você é capaz!

Inicia o Kairós 2012



Este domingo é um dia mais do que especial, pois acontece mais uma edição do Kairós. O evento é organizado pelo Ministério Jovem da RCC Arquidiocese de Florianópolis e este ano foi sediado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro Ingleses, em Florianópolis. Jovens de todas as comarcas vieram para louvar a Deus neste grande momento. O evento começou com a animação do Ministério Nova Unção da Comarca de Itajaí. Logo depois, os jovens foram recepcionados pelo nosso coordenador do Ministério Jovem, Rodrigo Laufer. E para fechar com chave de ouro o início do evento, os que estavam presentes puderam presenciar a entrada da Cruz e do Ícone de Maria.