Vigília de Oração / Cerco de Jericó pela eleição da RCC na Arquidiocese


21 e 22/09


Vigília de Oração / Cerco de Jericó pela eleição da RCC na Arquidiocese



Neste final de semana será realizada uma Vigília de Oração / Cerco de Jericó pela nova eleição de coordenação na RCC Arquidiocese de Florianópolis. São convidados todos os servos de grupo de oração da Arquidiocese. É indispensável a presença dos membros dos Conselhos Comarcais, Coordenadores de Ministérios nas Comarcas e Equipes, e, principalmente, os Coordenadores Paroquiais e de Grupo de Oração. A vigília iniciará a meia-noite de sábado (21/09) até às 7h de domingo (22/09), na Capela Santa Terezinha, Av. Hercílio Luz, sn., Tijucas-SC. Dúvidas e/ou maiores informações entre em contato com o escritório arquidiocesano pelo telefone (48) 3263-6347 ou e-mail rccfloripa.diocese@gmail.com .

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Comunicação é tema da Semana Teológica que contará com conferências e oficinas de comunicação

O Instituto Teológico de Santa Catarina - ITESC promove nos dias 26 a 30 de setembro a Semana Teológica. Neste ano, o evento terá como tema “Comunicação: teologia e pastoral”. A assessoria será do Pe. Gilberto Gomes, pró-reitor da UNISINOS e um dos pioneiros da Leitura Crítica da Comunicação no Brasil.

Realizado todos os anos, a novidade é que as conferências serão, em sua maioria, à noite, e o evento contará com várias oficinas de comunicação. O custo será de R$ 20,00. As inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.facasc.edu.br/. Durante os cinco dias, haverá conferências, principalmente à noite, a partir das 19h30, oficinas pela manhã, a partir das 8h, e um cinefórum na noite de quarta-feira. As tardes serão livres.
A Conferência de abertura será na segunda-feira, às 8h, com o tema: “A realidade do fenômeno comunicacional na atualidade”, com o Dr. Fausto Neto, membro do Comitê Científico do CNPq (comunicação), professor titular da UNISINOS. No mesmo dia, à noite, a partir das 19h30, haverá a conferência: “Teologia da Comunicação”.

Na terça, também à noite, a conferência será sobre o tema: “Da sociedade dos mídias à midiatização da sociedade”. Na quarta-feira à noite haverá o Cinefórum. Na quinta-feira haverá a conferência: “Internet e espiritualidade”. O evento de encerramento será a conferência: “O pensamento das Igrejas sobre a comunicação”, realizada pela manhã, a partir das 8h.

As manhãs dos dias 27, 28 e 29 serão destinadas para as oficinas. Na terça-feira, pela manhã e tarde, será oferecida a oficina de “Fonoaudiologia: orientações e triagem”, ministrada por três profissionais da área. No mesmo dia, à tarde, será oferecida a oficina de fotografia. No dia seguinte, pela manhã, os opções serão: mídias sociais, blog, texto jornalístico ou comunicação pedagógica. Todas as oficinas serão ministradas por profissionais qualificados na área.

Todos os eventos serão realizados na sede do ITESC, em Florianópolis. Mais informações no site: http://www.facasc.edu.br/, ou pelo fone (48) 3234-0400.

--------------------------------------------------

SERVIÇO

Data: 26 a 30 de setembro

Local: ITESC/FACASC

Endereço: Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 1524 - Pantanal, Florianópolis - Mapa

Incrições: http://www.facasc.edu.br/, ou pelo fone (48) 3234-0400

--------------------------------------------------

PROGRAMAÇÃO



OFICINAS DE COMUNICAÇÃO

São espaços vivenciais de partilha de saberes sobre determinados instrumentos ou ferramentas de comunicação


Mídias Sociais

Conhecendo e descobrindo as estratégias de utilização

Orientadora da Oficina: Fabíola Goulart
Fabíola Goulart é jornalista. Trabalha com Jornalismo religioso. É jornalista da Agencia Dominus e ministra oficinas sobre este tema.

A oficina: A estratégia é conhecer bem como funcionam as redes sociais para saber como utilizá-las de forma mais eficiente. Conhecer bem o que cada mídia social faz e utilizá-las de acordo com o conteúdo que temos e o público que queremos atingir. Com isso, faremos boas postagens e evangelizaremos com eficiência.

Esta oficina se propõe a oferecer esta visão geral da rede e algumas estratégias para que o participante possa colher o que de melhor as mídias oferecem e quais as estratégias a serem utilizadas.


Blogs

Ferramenta gratuita para evangelização

Orientador da Oficina: Felipe dos Santos

Felipe dos Santos é da Arquidiocese de Florianópolis e entre outras atividades tem ministrado oficinas de Blog em vários estados brasileiros pela Pascom Nacional da CNBB.

A Oficina: Blog é uma das mais utilizadas ferramentas de comunicação e também de interação na Internet. Sabemos que estes dois principais aspectos: comunicar e interagir, que configuram os blogs pode ser explorado pedagogicamente e para a Evangelização.

Muitas vezes nos perguntamos: Como evangelizar no mundo virtual? Muitas Igrejas do Brasil estão criando sites que trazem todo tipo de informação sobre as comunidades, mas esta criação envolve a necessidade de conhecimento técnico ou custos para a contratação do serviço. Diante destes empecilhos, uma solução prática e econômica é o blog.

A oficina de Blog visa dar dicas que animem o participante a criar um blog para a sua comunidade ou pastoral, perpassando os seguintes itens: Hospedagem, Endereço, Layout, Conteúdo, Texto,Imagem, Organização,Referencia e dialogo.


Iniciação Fotográfica

Alfabetização na linguagem da imagem porque “uma foto vale mais que mil palavras”

Orientadora: Professora Virginia Yunes

Virginia Yunes nasceu na Argentina e mudou-se ainda criança para Florianópolis. Entre as premiações está a da XI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica. Suas exposições são de caráter social e evangelizador: SOS Guiné-Bissau (Florianópolis, São Paulo e Curitiba), Os Mineiros em luz e sombra (Criciúma), Africanidades (Colômbia e Florianópolis), entre outras.

A oficina: Nesta oficina tão breve será possível conhecer melhor a máquina que o aluno possui e entender o seu funcionamento básico, explorando os recursos que ela oferece. Será apresentado os elementos principais da composição fotográfica com o objetivo de aprimorar a estética e não cometer erros evitáveis. Será feito exercício de leitura de imagem, uma vez que vivemos numa sociedade onde a comunicação visual é tão presente.


Redação Jornalística

Para saber contar os atos dos apóstolos do nosso tempo

Orientador: Zulmar Faustino

Zulmar Faustino é jornalista da Arquidiocese de Florianópolis.

A oficina: Essa oficina irá responder de forma teórica e prática as seguintes perguntas: Quais as características de uma boa notícia? Qual “fórmula” básica para a redação de uma notícia? O que é essencial numa notícia? Notícia só serve para informar? Como evangelizar por meio da notícia?


Comunicação Pedagógica

Para ajudar na arte de ensinar e aprender

Orientador: André Marcos Vieira Soltau

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professor titular do Centro Universitário de Brusque atuando em disciplinas da área de História e Semiótica; historiador formado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS; desenvolve trabalhos na área de História e Formação de Professores.

A oficina: Essa oficina é específica para professores e quer oferecer estratégias para uma comunicação dialógica entre docentes e discentes. Oferecerá, igualmente, recursos didáticos para dinamizar uma aula e facilitar a aprendizagem.



Fonte: Arquidiocese de Florianópolis